Tatiana Sanjuan Ganem Waetge

Departamento de Relações com o Mercado (Derem)

Orgulho em ajudar a ampliar o acesso da população a medicamentos de alta tecnologia

Sou farmacêutica, servidora da Fiocruz e atuando em Bio-Manguinhos há quase dez anos. Tive o privilégio de desempenhar, desde o início, atividades na gestão da esfera pública de saúde, para a qual busquei um forte alicerce teórico-acadêmico, em que pude desenvolver pesquisas e me aprofundar no tema. Essa trajetória me permitiu vivenciar a implementação e o nascimento de importantes políticas públicas para ampliação do acesso à saúde, sobretudo no campo dos medicamentos especializados e de alta complexidade.

Na minha tese de doutorado, busquei um tema que pudesse ter uma relação intrínseca com Bio-Manguinhos e que, desse modo, pudesse trazer contribuições práticas para o trabalho desempenhado. Nesse sentido, estudei a política pública de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), para o qual Bio-Manguinhos produz diversos biofármacos, e me debrucei sobre a informação pública como promotora do acesso da população a esses medicamentos. Além de gerar e promover conhecimento abrangente sobre a política, focar na análise da qualidade informacional contribuiu na construção de respostas para atendimento do nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Essa área se mostrou um alicerce importante para a população no que tange à fonte de informações confiáveis, especialmente as dúvidas relacionadas à vacina COVID-19, quanto a sua clareza e abrangência.

Para além disso, uma das políticas que mais me orgulho de acompanhar são as Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDPs), criando as condições para o Brasil, país com dimensões continentais e elevada desigualdade social e com robusto e complexo sistema público de saúde, realizar transferências de tecnologias de produtos estratégicos ao SUS.

A política de PDP visa à ampliação do acesso da população brasileira a medicamentos e produtos para a saúde de alta tecnologia e custo ao sistema, por meio do fortalecimento do complexo industrial do Brasil. Desse modo, por meio da transferência tecnológica, possibilitamos o desenvolvimento nacional para reduzir os custos de aquisição dos medicamentos e produtos para saúde que, atualmente, são importados ou que representam um alto custo para o SUS.

Bio-Manguinhos/Fiocruz participa ativamente dessa política, promovendo a produção pública nacional e o desenvolvimento de novas tecnologias por meio de parcerias realizadas entre instituições públicas e empresas privadas. Essa atuação faz com que milhares de brasileiros possam fazer valer o seu direito de ter um tratamento medicamentoso de alta qualidade, tecnologia e a custos bem menores para o sistema de saúde, permitindo que mais e melhores tecnologias estejam acessíveis para que mais pessoas tenham acesso ao tratamento necessário.

Representar institucionalmente Bio-Manguinhos perante diversos atores da construção da política pública de saúde, e manter a interlocução com importantes dirigentes nacionais e parceiros internacionais, ainda que desafiador, é extremamente satisfatório. É exercer meu papel de servidora pública, atuante na construção de um país menos desigual e com melhores condições de saúde e vida da população. É ser parte e membro dessa grande orquestra que é a Fiocruz.

Fico emocionada ao ver que a nossa atuação possibilita melhores condições de vida para pessoas com doenças de diferentes especialidades médicas, geralmente graves, crônicas e de elevado impacto social. E que, sem a política das PDPs e a atuação de Bio-Manguinhos, dificilmente teriam acesso aos mesmos. Essa base tecnológica e de conhecimento gerado foi crucial para a rápida resposta na produção da vacina COVID-19 para enfrentamento dessa grave pandemia.

Vivenciar diretamente essa construção e atuar para superar os desafios diários impostos a uma instituição pública com tamanha importância, além da imensa responsabilidade, me enche de orgulho de fazer parte. Emoção compartilhada, diariamente, com amigos, familiares e que levo de exemplo aos meus filhos.