Pré-qualificação da vacina febre amarela
Em 2001, a Garantia da Qualidade, local onde eu estava lotada e contribuindo, na época, passaria por uma inspeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), para exportação da nossa vacina febre amarela. Não seria nossa primeira inspeção. Muitas pendências e pontos de melhoria tinham sido apontados na inspeção anterior, ocorrida em 1999. Por isso, todos estavam imbuídos do sentimento de conquistar esse novo mercado da exportação e mostrar que éramos capazes. Aliás, esse espírito é muito presente na atualidade em Bio-Manguinhos. Buscar e vencer desafios são motivadores das equipes.
Então, para atender aos requisitos da OMS para exportação da vacina febre amarela, a Garantia da Qualidade e o Departamento de Recursos Humanos (Dereh) planejaram o Programa de Treinamento em Boas Práticas de Fabricação aos colaboradores de Bio-Manguinhos. E todos receberam o treinamento, gestores, técnicos, auxiliares, equipe da limpeza, enfim, todos que estavam relacionados com produção, controle da qualidade e logística.
Como o Programa de Treinamento previa módulos segregados por área de atuação, a linguagem foi direcionada ao público-alvo, de forma a envolver os colaboradores e trazer uma perspectiva da norma em cada área de atuação.
Um teste foi aplicado, antes do início do treinamento, e outro, após a conclusão de todos os tópicos, para verificarmos a eficácia do treinamento. Os resultados foram apresentados ao inspetor Dr. Shung Lee, quando esteve em Bio-Manguinhos inspecionando nossas instalações. Lembro que foram recebidos na sala de reuniões da Diretoria, no sexto andar do Pavilhão Rocha Lima. Havia um clima de tensão e ansiedade, esperança e confiança, pois muito esforço tinha sido empreendido para aquele momento.
Claro que esse foi apenas um dos tópicos avaliados pela equipe de inspeção, entre outros pontos para avaliação, tais como: documentação, registros, instalações e validações. O resultado foi positivo para Bio-Manguinhos! Conseguimos a pré-qualificação e nos tornamos exportadores de vacina da febre amarela!
Muito orgulho desse time e muita alegria por ter feito parte dessa história.